Tecnologia da Infor" />

Tecnologia da Infor"/>

Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
15 abr 2013

A aplicação da TI Verde no dia a dia das empresas

Tecnologia da Informação Verde (ou IT Green, no inglês) é um conceito que foi criado há alguns anos para mostrar a intenção das empresas que trabalham com TI em diminuir os impactos ambientais causados por elas. A tendência mundial abrange desde a diminuição no consumo de energia elétrica até a redução na emissão de carbono.

A IT Green visa fazer com que as empresas se tornem sustentáveis a partir da adoção de práticas efetivas que colaboram com a saúde do Planeta. Com isso, mostram aos seus clientes, funcionários e fornecedores sua preocupação e comprometimento com o meio ambiente.

Para que uma companhia adote este conceito, é preciso pensar grande e criar práticas capazes de fazer com que o uso da tecnologia não auxilie tanto nos danos à Terra. Para isso, é necessário levar em conta desde a fabricação de cada um dos produtos e recursos que utiliza até a sua administração e aplicação na rotina de trabalho. A escolha consciente no uso de substâncias tóxicas que podem vir a contaminar o solo quando descartadas também é levada em conta.

No emprego da TI Verde, além da emissão de gás carbônico, fatores como o redução no consumo de energia e consequente diminuição do calor gerado por máquinas são fundamentais. No meio corporativo, algumas mudanças simples podem colaborar para que isso aconteça e a virtualização de determinados processos é comumente citada como um dos métodos mais eficazes.

A utilização de serviços de Comunicação Unificada auxilia principalmente na redução do gás carbônico, mas se bem empregado também pode diminuir o consumo de energia dentro de uma corporação. Ao dispensar deslocamentos, o carbono que seria emitido pelos meios de transporte é evitado, bem como a aceleração do efeito estufa e da poluição.

Estima-se que para cada reunião presencial realizada seria preciso plantar aproximadamente nove árvores a fim de compensar as mais de 1.720 toneladas de gás carbônico emitidas em uma viagem de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Nova York, por exemplo.

Em termos de responsabilidade ambiental, qualquer empresa é capaz de usufruir dos recursos da UC e ainda diminuir consideravelmente seus gastos com a locomoção de pessoas. Escolher os produtos adequados e se informar antes de introduzir determinada máquina ou procedimento administrativo na empresa é fundamental para que a companhia esteja de acordo com as “regras” da Tecnologia da Informação Verde. Pesquise e coloque no papel tudo o que pode ser substituído ou mudado. Quando o assunto é IT Green, são atos aparentemente simples que fazem a diferença.

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação