Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
17 jul 2018

A importância do marketing corporativo para prospecção de novos clientes

Devido ao atual cenário econômico e político do Brasil, muitas empresas têm enfrentado dificuldades para fechar negócios. Logo, o mesmo questionamento passa pela cabeça de todos os empresários: Como vender mais? A receita pode não ser a mesma para todas as organizações, mas uma coisa é certa: o sucesso nas vendas não depende somente de uma variável, mas sim de uma combinação de fatores.

A qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos e a capacitação das equipes são elementos de extrema relevância para alavancar as vendas. Porém, mais do que nunca, é preciso investir também em soluções inovadoras e mais eficientes para prospecção de novos clientes – quando o seu time de vendas fica dando tiros no escuro ou esperando que as oportunidades apareçam espontaneamente, há o desperdício de dois ativos valiosíssimos: tempo e dinheiro.

Por isso, um plano bem estruturado de prospecção de novos clientes é tão importante. As equipes de marketing e de vendas devem atuar de forma conjunta, definindo estratégias e processos que sejam capazes de transformar prospects em consumidores.

Estratégias de marketing e vendas para prospecção de novos clientes
Para prospectar com eficácia é preciso, primeiro, identificar o perfil das pessoas para quem se desejar vender: Quem é o meu cliente? Quais são as seus interesses, necessidades e limitações? Onde ele está? Como alcançá-lo?

O Marketing da empresa é responsável por levantar essas e outras informações e, a partir delas, criar uma “persona”, que é a representação fictícia do seu cliente ideal. Vale ressaltar que público-alvo e persona são conceitos diferentes, uma vez que o primeiro é uma retratação geral da sociedade e o segundo fornece muito mais detalhes sobre o cliente, retratando-o de forma humanizada e personalizada.

Com base nessas informações, o Marketing poderá definir a melhor estratégia de divulgação da marca e comunicação com os clientes em potencial. Cabe a ele determinar a linguagem, o tipo de material e os canais mais adequados, que terão maior probabilidade de alcançar os prospects e conquistá-los.

Quando as empresas não coordenam corretamente os esforços de marketing e vendas, torna-se mais difícil fechar negócios, especialmente em períodos de instabilidade econômica. Se o material de vendas não tem aderência ao perfil do cliente ou não é suficientemente atrativo, existem poucas chances do contato ser bem sucedido.

Investir em ferramentas que possam auxiliar na construção de materiais de vendas mais ricos é altamente recomendável. Sabia que existe uma solução para transmissão de eventos em tempo real e realização de treinamentos online, chamada Webcast, que pode também ser usada para a criação apresentações de vendas em vídeo?

Como todas as transmissões ficam armazenadas em um servidor para acesso on demand, os times de marketing e vendas podem criar um material exclusivamente para a prospecção de novos clientes, com trial do produto, demonstrações, slides e até mesmo depoimentos de outros consumidores.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a facilidade de compartilhamento do conteúdo, que deve ser leve o bastante para que possa ser enviado por email sem nenhuma dificuldade. No caso da transmissão ao vivo, cada sessão gera um link na internet, que pode ser compartilhado e acessado por meio de computadores, tablets ou smartphones, sem a necessidade de instalação de programas ou aplicativos. Isso quer dizer que o conteúdo produzido durante a transmissão vira um material de vendas que pode ser enviado para clientes e prospects.

A prospecção é uma atividade tão importante quanto o fechamento de uma venda, pois dela depende a continuidade e escalabilidade do negócio. Dedique-se!

© 2018 Voitel – Soluções de Comunicação