Com a popularização dos métodos de ensino a distância (EAD), é cada vez mais comum que instituições adotem soluções de Comunicação Unificada e Colaboração. Bastante utilizado principalmente em univ" />Com a popularização dos métodos de ensino a distância (EAD), é cada vez mais comum que instituições adotem soluções de Comunicação Unificada e Colaboração. Bastante utilizado principalmente em univ"/>
Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
01 abr 2013

As Comunicações Unificadas e Colaboração no meio acadêmico

Com a popularização dos métodos de ensino a distância (EAD), é cada vez mais comum que instituições adotem soluções de Comunicação Unificada e Colaboração. Bastante utilizado principalmente em universidades, o sistema costuma usar recursos de vídeo, áudio e compartilhamento.

No sistema EAD, aulas transmitidas via streaming são usuais. Os recursos de áudio e vídeo dão ao aluno uma experiência similar à que ele teria na sala de aula, recebendo as mesmas informações que outras centenas de alunos, que podem ou não estar online ao mesmo tempo.

O sistema de streaming é, possivelmente, o mais popular neste meio e, com a evolução da tecnologia e redução de custos, é provável que as videoconferências sejam uma realidade costumeira dentro de alguns anos. Utilizada por menos pessoas simultaneamente, a videoconferência permite a interação entre o aluno e o professor, possibilitando que as dúvidas sejam tiradas em tempo real.

Uma das grandes vantagens da inserção das Comunicações Unificadas e Colaboração nos estudos é a flexibilidade que o aluno tem. Além de não precisar se deslocar até a instituição de ensino, ele pode assistir aulas antigas e interagir com colegas e professores a fim de sanar suas eventuais dúvidas a qualquer momento.

Este “ambiente virtual de aprendizado” é apresentado pela maioria das universidades como um diferencial competitivo e mostra sua preocupação para com seus alunos, que muitas vezes não conseguem comparecer às aulas físicas por falta de tempo ou devido ao trânsito das grandes cidades.

Testes e enquetes online costumam fazer parte das estratégias de Comunicação Unificada implantadas nas faculdades e colégios. Com eles, é possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos e fazer melhorias nos serviços oferecidos.

Com o auxílio de plataformas Learning Management System (LMS) ou Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA), é possível criar metodologias específicas para diferentes grupos, indo totalmente de acordo com o que os alunos de cada turma necessitam para ter um aprendizado melhor e eficaz pelo EAD.

As UC&C em sistemas de ensino a distância prometem revolucionar a maneira como as universidades e escolas ministram suas aulas. Com elas, é possível promover uma comunicação direta entre professor e aluno, sem intermediários e com maior rapidez. Pelo serviço, as instituições têm acesso aos dados de cada um dos estudantes conectados, podendo controlar o acesso ao material e possibilitando que as pessoas (mesmo que em locais distantes e desassistidos) possam estudar.

Utilizando recursos de vídeo e áudio, é possível economizar consideravelmente nos custos de cada aula ministrada e no uso de energia elétrica. Pelo sistema on demand, uma mesma aula pode ser assistida por diferentes turmas, em ocasiões diversas, resultando em menos gastos para a instituição. Uma vez que esse conteúdo tenha sido gravado, ele pode ser disponibilizado aos alunos por vários anos ao custo de uma só aula.

A tendência que se mostra cada vez mais comum no Brasil e no Mundo, permite que o aluno tenha acesso a mais informações, agregando conhecimento por meio de uma experiência que certamente será ainda mais difundida nos próximos anos.

Atualmente, instituições renomadas, públicas e privadas, apresentam o serviço como um diferencial que supre todas as necessidades dos alunos e que, ao contrário do que se pode pensar, os aproxima ainda mais dos professores, conferindo melhores resultados em termos de aprendizagem.

© 2016 Voitel – Soluções de Comunicação