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09 mar 2017

As Comunicações Unificadas e Colaboração no varejo

A redução de custos em ligações telefônicas, o aumento nas opções de canais de interação com clientes, fornecedores e parceiros e a possibilidade de otimização nos processos internos são algumas das vantagens conseguidas com a adoção de ferramentas de colaboração pelas empresas do setor varejista.

Dentre os grandes desafios do varejo, estão as questões dos gastos com ligações telefônicas e a elevada alocação de horas no gerenciamento de equipes devido à dispersão geográfica. Uma vez que as ferramentas UC&C integram recursos de áudio, chat, vídeo e troca de mensagens, ao substituir os aparelhos convencionais de PABX, as redes conseguem reduzir seus custos consideravelmente e passar informações valiosas para todos os colaboradores via áudio ou webconferências.

Empresas que possuem filiais espalhadas pelo país ou pelo mundo são extremamente beneficiadas pela Comunicação Unificada, pois todos os envolvidos podem interagir com mais facilidade e dinamismo. Com estas ferramentas, fábricas e fornecedores tomam decisões rapidamente e diminuem o tempo dispensado neste tipo de processo sempre que empregam recursos capazes de otimizar a comunicação.

Ainda a respeito da troca e do compartilhamento de informações no back-office, a utilização de ferramentas streaming, por exemplo, surge como uma excelente opção para o treinamento dos colaboradores do setor para vendas, divulgação interna dos novos produtos e também para a transmissão massiva de mensagens corporativas.

A percepção dos clientes no contato com a companhia também pode ser melhorada, através da redução no tempo de espera das ligações e a possibilidade de interação por outros meios, que não somente o telefone. A apresentação de vídeos demonstrativos e a disponibilização de chats e enquetes em lojas online também  aproxima esses clientes da marca e faz com que estes tenham uma experiência diferenciada com relação àquilo que os concorrentes da companhia podem oferecer. Dentre as opções existentes, estão chats online e canais VoIP, o que aumenta a quantidade de canais disponíveis  para o contato entre o cliente e a corporação e melhora o grau do serviço oferecido para o interessado. Essas possibilidades multimídia ajudam ainda no tipo de vínculo criado com o comprador, facilitando uma interação única e exclusiva.

Soluções customizadas capazes de otimizar os mais variados segmentos do varejo podem ser oferecidas pelas empresas especializadas em Comunicações Unificadas e Colaboração, como a Voitel. Entre em contato.

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