Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
05 set 2014

Big Data é a bola da vez no mercado de TIC

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) vê uma tendência de aumento na procura de profissionais especializados em Big Data. A necessidade está intimamente ligada ao volume maior de informações disponíveis na web e nos bancos de dados e à necessidade das empresas em entender comportamentos, anseios, tendências e gostos dos públicos analisados.

Sabe-se que 90% dos dados já disponíveis em toda a rede foram criados de 2012 para cá. O Facebook, maior rede social do mundo, armazena, acessa e analisa mais de 30 petabytes de dados gerados pelos usuários. Só no último mês, o Facebook foi acessado por 600 milhões de pessoas, em um total de 1,3 bilhão de cadastrados, segundo informações da própria empresa.

Outro estudo produzido pela Gartner, empresa de consultoria em TI, aponta que o tráfego de pessoas na internet vai quadruplicar até o ano de 2015, chegando ao total de 3 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial. Esse número massivo de usuários deverá criar 8zettabytes de informação, que equivale à capacidade de armazenamento de 256 bilhões de DVDs (cada DVD tem a capacidade de 4GB de armazenamento).

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação