Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
18 ago 2016

Brasil cresce em ranking da economia digital

O Brasil subiu doze posições no Relatório Global de Tecnologia de Informação do Fórum Econômico Mundial que analisa o desempenho de 139 países. O país ocupa agora a 72ª posição em comparação ao ranking de 2015 quando a economia brasileira era a 84ª mais conectada do mundo. O Brasil conquistou esse avanço graças ao uso da TI por indivíduos e empresas.

Somente no quesito “utilização da tecnologia por seus cidadãos” o país subiu cinco posições no ranking (agora ocupa o 57º lugar). O Fórum Econômico Mundial considera essa mudança uma conquista, sinal de que o Brasil acompanha o ritmo de modernização de 75% dos países que também estão avançando rapidamente.

O lado negativo é que o ambiente regulatório do país continua sendo considerado fraco, bem como a atuação do governo na promoção das tecnologias digitais. Além disso, o ambiente de negócios e inovação é classificado como um dos piores no mundo (124ª posição), por falta de investimentos e de participação do governo para estimular o mercado.

Na América Latina e Caribe, o Chile é o país melhor avaliado (38º) e o Haiti, o pior (137º). No geral, metade dos países da região melhorou sua classificação e a outra metade está estagnada. O Fórum Econômico Mundial recomenda que para prosperar no mundo digitalizado da chamada Quarta Revolução Industrial, muitos governos na região precisam urgentemente reforçar seus esforços para melhorar seus ambientes regulatórios e de promoção da inovação.

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação