Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
11 fev 2016

Brasil terá sinal de banda larga em todo território até 2017

O Brasil terá um satélite para ampliar a transmissão de internet em banda larga em todo território nacional até 2017. É o que promete o ministro das Comunicações, André Figueiredo. Ele garante que o cronograma para lançamento do satélite geoestacionário de defesa e comunicações estratégicas (SGDC) que terá capacidade de transmitir 54 gigabits por segundo, será seguido.

Segundo a Telebras, será possível levar internet de alto desempenho a municípios brasileiros onde existe limitação física de acesso, incluindo a região da Amazônia Legal e o arquipélago de Fernando de Noronha. O satélite permitirá ainda a extensão da oferta de internet a mais de mil cidades onde a rede terrestre da estatal – rádio e fibra óptica – não é suficiente para atender toda a população.

Construído pela Thales Alenia Space (TAS), empresa franco-italiana e supervisionado pela Visiona (parceria entre a Embraer e Telebras) o equipamento, orçado em R$ 1,7 bilhão e previsto para ser lançado entre setembro de 2016 e fevereiro de 2017, atenderá as demandas do Plano Nacional de Banda Larga e de comunicação do Ministério da Defesa.
Além de servir como canal para as comunicações sensíveis do governo, a banda kA do satélite – que corresponde a 75% da sua capacidade – será usada também para ampliar a oferta de internet. Todo o país deve ser coberto pelo sinal do equipamento.

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação