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24 maio 2018

Como a Casa Toni inovou em tecnologia ao implementar soluções de PABX virtual em telefonia

Pode até parecer que o atendimento ao cliente migrou de vez para plataformas como redes sociais e chats on-line. Mas o bom e velho atendimento por telefone continua alta, só que com uma roupagem diferente, trazendo inovação e tecnologia nas empresas.
Estamos falando da telefonia virtual, uma solução que ajudou a Casa Toni, uma tradicional loja de ferramentas e tintas de São Paulo, a alavancar as vendas com o uso de um PABX Virtual. Que tal conhecer essa história e se inspirar para fazer o mesmo pela sua empresa?

A Casa Toni
Inaugurada em 1959, a Casa Toni tem uma grande história a contar. O fundador da loja, Sr. Renato Paulo Toni, era oficial mestre de pinturas e tinha o sonho de realizar um grande empreendimento. 8 anos mais tarde, a loja se mudou para o bairro da Lapa, sob comando da segunda geração da família Toni, representada pelo Sr. Fúlvio Paulo Toni.
Para expandir os negócios, Sr. Fúlvio investiu em produtos e marcas de qualidade, flexibilizando as formas de pagamento para os clientes da região. De 1997 a 2017, foram inauguradas mais 5 unidades da Casa Toni, sendo que em 2002 quem assumiu a gestão da marca foi a terceira geração da família, consolidando o trabalho do fundador.
Os pilares do sucesso da Casa Toni sempre foram a qualidade dos produtos vendidos, o atendimento personalizado e o preço competitivo.

O desafio
Com o crescimento da rede de lojas, a comunicação interna começou a ter problemas. A solução de telefonia que era utilizada não permitia a integração entre as filiais e toda ligação realizada, mesmo que de uma loja para outra, era paga. Telefones ocupados com questões internas impediam a entrada das ligações dos clientes, o que impactava nos resultados da empresa. Os custos de telefonia só aumentavam e a Casa Toni estava perdendo oportunidades de vendas.

A virada
Foi então que a Casa Toni procurou pela Voitel e implementou a solução Centrex, um PABX virtual baseado na tecnologia VoIP. O Centrex permitiu instalar uma central telefônica que funciona pela internet, não pelos tradicionais cabos telefônicos.
Essa mudança permitiu que um aplicativo fosse instalado em diversos computadores, simulando um telefone de verdade. Com isso, o número de ramais das Casas Toni pode aumentar ou diminuir de acordo com a demanda da rede de lojas, ganhando escalabilidade na comunicação.
E o melhor: os serviços são pagos sob formato de assinatura, o que permite controlar com muita eficácia os custos de telefonia da empresa. Após o período de implementação e adaptação de todas as lojas para a telefonia virtual, a Casa Toni percebeu muitos benefícios:

– Ramais livres para o televendas
Como boa parte do faturamento da Casa Toni vem das vendas realizadas por telefone, eles precisavam de uma solução que mantivesse os ramais livres para recebimento das chamadas dos clientes, o que a solução Centrex resolveu de primeira.
Com o PABX virtual, foi possível direcionar as ligações de maneira eficiente, aumentando a assertividade da comunicação interna e externa da empresa.

– Chamadas internas a custo zero
Inovação e tecnologia nas empresas sempre tem a ver com redução de custos, outro dos benefícios que o Centrex trouxe. As chamadas entre filiais, que antes gastavam os minutos do pacote de telefonia contratado, passaram a ser gratuitas, pois o PABX Virtual entende as filiais como um único negócio.

– Mobilidade corporativa
Os ramais virtuais podem ser acessados de qualquer dispositivo, seja um computador, notebook ou até mesmo um smartphone, o que conferiu mobilidade corporativa para os mais de 80 funcionários da Casa Toni. Ficou mais fácil encontrar qualquer pessoa, transferir uma ligação e atender aos clientes da loja, independentemente da hora e lugar.

– Escalabilidade nas vendas
Agora a Casa Toni pode crescer ainda mais sem se preocupar com as vendas via telefone. Assim que uma nova unidade for inaugurada, basta ampliar o número de ramais e integrá-los ao PABX virtual para ter a comunicação funcionando perfeitamente. Isso permite atender a um número maior de clientes a cada dia, aumentando o potencial de faturamento do empreendimento.

– Investimento inicial atrativo
A tecnologia utilizada para a implementação da telefonia virtual tem um custo bem mais atrativo que um equipamento tradicional de PABX, um dos atributos que fez com que a Casa Toni se interessasse pela solução. A possibilidade de pagar os serviços por assinatura e demanda foi um fator de decisão para a contratação da Voitel como fornecedora.

– Redução de custos de telefonia
Ao todo, a Casa Toni tem economizado mensalmente 8% nas contas telefônicas, um ganho acumulado de 96% ao ano. Esses recursos poderão ser aplicados em novos investimentos, como ampliação da rede de lojas, melhorias estruturais e atendimento ao cliente, que está se sentindo mais satisfeito com a agilidade no atendimento oferecido.

– Garantia de qualidade no atendimento
Com um acesso dedicado para voz, a Casa Toni também ganhou em qualidade no atendimento telefônico, ou seja, sem interrupções, ramais congestionados e ruídos, que impedem a perfeita comunicação entre equipes e clientes.

– Integração total
A tecnologia VoIP pode funcionar isoladamente ou integrada ao sistema de telefonia tradicional da empresa, mediante uso de adaptadores. Isso ampliou consideravelmente as possibilidades de comunicação da Casa Toni, o que se refletiu em ganho de agilidade e eficiência.
Para não deixar ninguém esperando na linha, é possível conectar o PABX virtual a um recurso chamado URA (Unidade de Redirecionamento Audível). Assim, o cliente que acaba de ligar pode escolher no menu apresentado qual ramal quer chamar, agilizando seu próprio atendimento.

– Comunicações unificadas
Com o uso da telefonia virtual, a Casa Toni pode, agora, investir na unificação das comunicações, integrando outros pontos de contato com clientes de modo a promover um atendimento ainda mais eficiente e personalizado. A produtividade da equipe fica em alta e os resultados aparecem com mais rapidez.

– Gestão de custos inteligente
Com o recurso de gestão de ligações, foi possível identificar o fluxo de chamadas diárias, verificar os custos envolvidos, criar análises mais apuradas e assim otimizar o uso do sistema de telefonia de modo a melhorar o atendimento e reduzir custos.

Ficou inspirado com o sucesso da Casa Toni depois da implementação do PABX virtual? Que tal experimentar essa tecnologia na sua empresa também?

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