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13 mar 2018

Como a tecnologia de V-Casting da Voitel aproximou a Kopenhagen e a Brasil Cacau dos franqueados

A cada etapa do crescimento, as empresas enfrentam desafios diferentes. No início, a principal preocupação é com a sobrevivência do negócio. Em um próximo momento, o maior desejo é ser reconhecido no segmento de atuação e ganhar market share. E quando a organização cresceu tanto que já possui franquias espalhadas por todo o Brasil? Uma das maiores dificuldades enfrentadas, certamente, é manter a coesão entre a matriz e os franqueados.

Esse é o caso do Grupo CRM, que reúne as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. A primeira, mais tradicional e já consolidada, foi pioneira em chocolates finos no país e está presente no mercado há mais de 80 anos. A Brasil Cacau é a marca mais nova do portfólio do grupo, mas em apenas seis anos de atuação já possui 580 lojas, comercializando 6 mil toneladas de chocolate anualmente.
A produção está centralizada na fábrica localizada em Extrema, Minas Gerais. Os produtos que saem de lá são distribuídos para mais de mil lojas próprias e franqueadas espalhadas por todo o país. Somente a Brasil Cacau lança todo ano 100 novos itens que, antes de chegarem à rede de franquias, precisam ser apresentados aos lojistas.

O desafio do Grupo CRM
Para que os franqueados possam comercializar os produtos adequadamente, é preciso que conheçam cada novidade, assimilem os detalhes e entendam os diferenciais. Quanto mais informações eles possuem, mais acreditam no potencial de venda do produto e adquirem um volume maior do item.
Por isso, o grande desafio enfrentado pelo Grupo CRM é o de divulgar as especificidades dos produtos e as campanhas de vendas para a rede de franqueados de forma eficiente e padronizada. Os comerciantes dos chocolates Kopenhagen e Brasil Cacau dependem da comunicação para se sentirem próximos à marca e estimulados a vender cada vez mais.
Os executivos da companhia poderiam percorrer todo o Brasil para visitar e treinar cada um dos franqueados sempre que necessário, porém gastariam muito tempo e dinheiro para realizar essa tarefa. Como para o Grupo CRM, a redução de custos também é uma prioridade, encontraram no sistema V-Casting da Voitel a solução que procuravam.

Como o V-Casting solucionou o problema do Grupo CRM
O V-Casting é uma plataforma que oferece sessões de Webcast para a realização de treinamentos à distância, palestras, seminários, eventos, pronunciamentos e aulas. Através da interface web, acontece a transmissão ao vivo ou on demand de vídeos, áudios e dados. Dessa forma, é possível compartilhar, com um grande número de pessoas, diversos tipos de conteúdo.
No caso do Grupo CRM, o sistema trouxe a rede de franqueados para mais perto da matriz. Assim, os lojistas puderam começar a acompanhar, em tempo real, as apresentações da empresa sobre novos produtos, com demonstrações práticas e diretas. As dúvidas também são esclarecidas imediatamente, uma vez que os participantes podem entrar em contato com o apresentador da sessão de Webcast através de um chat.

Principalmente durante os períodos de Natal e Páscoa, as datas mais importantes para as companhias que atuam no mercado de chocolates, os executivos do grupo podem apresentar todos os lançamentos em detalhes – os participantes só precisam ter acesso à internet e, ao clicar no link que recebem, são conectados ao servidor e assistem às transmissões de seus computadores pessoais, tablets ou smartphones, sem a necessidade de instalação de programas ou aplicativos.
Com essa estratégia, o grupo obteve redução de custos com deslocamentos de suas equipes. Além disso, intensificou a sensação de pertencimento dos franqueados que, ao passarem a se enxergar como uma parte significativa do todo, aumentaram seus esforços de divulgação e venda da marca.

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