Núcleo de Relacionamento com o cliente - NRC: (11) 3067.2820 ou 4003.1858

Blog

Como evitar problemas com quedas de link de internet e indisponibilidade de dados

Nos momentos em que você mais precisa a internet falha? Longos minutos esperando um sistema carregar, uma informação chegar por e-mail ou uma solução em cloud sincronizar documentos pode significar perdas irreparáveis para um negócio.
A indisponibilidade de dados é um problema que afeta muitos empreendimentos e que está ligado a uma série de fatores que devem ser verificados para que você tenha uma boa conexão e possa evitar queda de link de internet.

Neste post, abordaremos os principais problemas de queda de link enfrentados por nossos clientes e como você pode resolvê-los.

Falta de acessibilidade a sistemas
Podemos dizer que praticamente 100% das empresas utilizam algum tipo de sistema de gestão para otimizar processos, organizar dados e ter maior precisão na tomada de decisão.
No setor agroindustrial, esses sistemas são de suma importância para controlar a produção, a logística, os fornecedores, os estoques e todas as atividades envolvidas. Eles também servem para conectar matrizes e filiais, centralizando todos os dados num único local, de fácil acesso e alta capacidade de análise.

No entanto, quando existem problemas na queda de link de internet, a indisponibilidade de dados afeta todas essas operações, impactando na produtividade da equipe e na agilidade no tratamento de informações que dão subsídios às decisões da empresa.
Neste caso, uma das formas de evitar a queda de link de internet é ter links redundantes, ou seja, trabalhar com dois provedores para que, na falta de um, o outro substitua a conexão. usuários.

Parada na operação
Se os sistemas usados estão inacessíveis, sua equipe fica sem poder operar. Por mais que não haja atividade a ser feita, é preciso pagar pelo tempo à disposição e depois recuperar o que não pôde ser feito com horas adicionais, o que traz impactos financeiros ao negócio.
A queda na produtividade também pode se refletir em redução da qualidade no atendimento a clientes e fornecedores, se refletindo na reputação da empresa. E, como sabemos, qualquer problema de imagem da organização afeta os atuais e futuros negócios.

Uma solução a esse problema é ter um Link IP redundante, isto é, dois provedores de internet com links dedicados. Assim, caso um falhe, o outro toma o lugar e mantém a operação.

Precisão de dados
O setor agroindustrial tem se modernizado muito nos últimos anos, usando soluções tecnológicas para orientar colheitas e melhorar o aproveitamento do solo.
Se você sofre com a indisponibilidade de dados advindos do campo por problemas de queda de link, uma das melhores formas de acabar com o problema é investir em tecnologias que permitam coletar esses dados por meio de outras soluções, como GPS e radiofrequência.

O uso de GPS (Sistema de Posicionamento Global) permite monitorar o campo, o desempenho de máquinas, lavouras e funcionários, enviando todos os dados coletados para uma central de informações, que será acessada pela sua equipe.
Sistemas de GPS conectados a tratores auxiliam no preparo do solo corrigindo percursos e promovendo um melhor nivelamento do campo. Na hora de semear, o mesmo processo garante melhor aproveitamento do espaço para que o produtor tenha uma safra maior.

Na colheita, também é possível monitorar o processo logístico do campo para os silos e dos silos para os destinatários finais, evitando perdas e roubos de carga.

Perda de dados e informações
A qualidade da conexão de internet pode afetar a segurança de dados da empresa, comprometendo as análises estratégicas e a tomada de decisão. Se o link é instável e uma determinada solução faz envio de pacotes de dados, certos pacotes podem ser perdidos e a informação ficar incompleta.

Imagine que seu sistema de gestão está enviando dados da produção e que um dos pacotes de informação a respeito da quantidade de sacas de grãos não chega ao operador dos silos de armazenagem. O espaço a ser reservado para o estoque da produção é menor do que o necessário e vocês só descobrem essa falha quando os caminhões chegam com os grãos para serem estocados.

Há um risco enorme de perda da produção, sem falar nos custos de ter que retornar com caminhões cheios para o campo. Os prazos para que isso seja feito podem afetar a qualidade do alimento para consumo, obrigando o produtor a vender por preços mais baixos ou ainda arcar com as perdas.

Mais uma vez, a única solução para que você não venha a ter problemas como esses é investir em tecnologias de ponta e fornecedores de confiança. Confira a qualidade do modem ou do roteador utilizados, bem como a qualidade da conexão.

Se o sinal de internet está adequado e, mesmo assim, há interrupções no serviço, pode haver algum equipamento bloqueando o sinal internamente. Você pode tentar implantar ampliadores de sinal pela propriedade, a fim de melhorar a conexão Wi-Fi e remover obstáculos que possam estar prejudicando a conexão via cabo, como paredes, móveis e equipamentos.

Interferências eletromagnéticas também podem prejudicar a performance, portanto, verifique se esse não é o problema que está afetando sua empresa e gerando queda de link de internet.

Troca constante de provedores
Essa é uma consequência dos problemas de queda de link frequentes: você vai trocando de provedor na esperança de que um deles consiga oferecer um serviço de qualidade, com soluções que ajudem a evitar a queda de link. Na maioria das vezes, chegamos à conclusão de que nenhuma dá conta do recado.

Nossa dica é que você faça uma análise pormenorizada de toda a sua infraestrutura, visando identificar algum tipo de problema interno ou alguma necessidade especial. Contar com uma empresa especializada para fazer esse diagnóstico pode poupar muitos dissabores e economizar tempo, um recurso indispensável atualmente.

Além disso, você não precisa mobilizar sua equipe de TI para isso. A consultoria fará esse trabalho paralelamente à sua rotina, trazendo resultados em menos tempo sem comprometer a produtividade do seu time.

Já que falamos em produtividade e resultados, que tal seguir adiante e saber como melhorar a performance da sua equipe com comunicações unificadas?