Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
08 set 2016

Como liderar e melhorar os resultados com equipes remotas

O crescimento do trabalho remoto desafia as lideranças nas empresas. Alguns gestores se preocupam em como estimular as equipes, ampliar os resultados e superar as metas com o time à distância. Outros tentam se adaptar para gerenciar grupos teoricamente “soltos”, inacessíveis para follow-ups e feedbacks nos corredores, indisponíveis para um “pulinho” até a sala ao lado para discutir um assunto urgente.

Há ainda as equipes em home office. Sem foco, as metas dificilmente são alcançadas. Nesse caso, há mais um desafio: liderar o time e aumentar a produtividade com profissionais num ambiente confortável e convidativo à dispersão. Para Renato Pradillas, da Sociedade Brasileira de Coaching, cabe aos gestores orientar equipes que trabalham em casa, com diretrizes e métodos, destacando sempre:

– Acorde no mesmo horário como se tivesse que sair para o escritório.
– Esqueça aquele moletom velho e confortável. É preciso se vestir como se estivesse em frente ao melhor cliente. Se fosse ao seu encontro usaria paletó? Então vista, especialmente em videoconferências.
– É fundamental ter um espaço isolado com mesa, computador, impressora, livros, agenda etc (o local estará visível na videoconferência). Uma foto de pessoas queridas ajuda a criar energia e disposição para o trabalho.
– Tenha foco! Evite ligar a TV, se dispersar na internet, entrar num chat qualquer. Afinal, você está no escritório.
– Tenha disciplina! Crie metas diárias. Se não as alcançar, investigue o que está prejudicando o rendimento.
– Nada de excessos. Trabalhar da hora em que se acorda até a hora em que se vai dormir, não torna ninguém mais produtivo.
– Não se esqueça da família: sem o apoio dela o home office não funciona.
– Por isso, ao final do expediente, além de atividades físicas, é imprescindível se dedicar à família (sem ficar no smartphone enquanto o filho brinca sozinho).

Os gestores devem estar atentos ao fato de que equipes remotas precisam de atenção. Cada colaborador deve ser ouvido, até isoladamente, dependendo do contexto, seja a reunião presencial ou por videoconferência.

Conheça as soluções que possibilitam o trabalho remoto / home office da Voitel: Entre em contato.

© 2016 Voitel – Soluções de Comunicação