Há algumas décadas, como a comunicação interpessoal se baseava quase que exclusivamente aos serviços telefônicos, ter uma boa infraestrutura local era imprescindível para todas as empresas, independendo de seus tamanhos ou áreas de atu" />Há algumas décadas, como a comunicação interpessoal se baseava quase que exclusivamente aos serviços telefônicos, ter uma boa infraestrutura local era imprescindível para todas as empresas, independendo de seus tamanhos ou áreas de atu"/>
Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
18 mar 2013

Comunicações Unificadas na nuvem X Comunicações Unificadas on premises: Qual a melhor opção?

Há algumas décadas, como a comunicação interpessoal se baseava quase que exclusivamente aos serviços telefônicos, ter uma boa infraestrutura local era imprescindível para todas as empresas, independendo de seus tamanhos ou áreas de atuação. Hoje em dia, com o avanço das redes TCP/IP e o desenvolvimento das ferramentas convergentes, esse cenário mudou consideravelmente e o conceito de UC passou a ser realidade para muitas companhias.

Ao pensar em Comunicações Unificadas, temos basicamente duas opções: UC as a service, via nuvem, e os sistemas on premises, locais. Apesar de oferecerem serviços similares, as soluções operam de formas diferenciadas, que podem ou não suprir as necessidades de uma determinada organização.

Opções on premisses precisam de equipamentos e programas instalados na sede da empresa, dando aos executivos total controle sobre a infraestrutura disponibilizada. Para esta solução, é imprescindível ter uma equipe de TI especializada e preparada para solucionar eventuais problemas que o serviço possa vir a enfrentar.

O treinamento de todos os envolvidos para o uso das ferramentas evita que os recursos sejam usados de maneira inadequada e, ao optar pela inclusão de novos serviços, não é preciso se desfazer do que já foi instituído dentro da companhia, basta realizar adaptações.

Customizações podem ser feitas pelos colaboradores de TI a qualquer momento, de acordo com o que a organização precisar. Algumas vezes, mudanças nos sistemas exigem que os profissionais, fornecedores ou até mesmo clientes passem por “cursos” de reciclagem, a fim de extraírem o melhor proveito possível das UC. Upgrades não costumam ser automáticos, evitando que recursos não utilizados sejam adicionados ao dia a dia de quem usa os serviços.

Por outro lado, as Unified Communications as a Service, que se baseiam na nuvem, são uma tendência a se considerar. Mais modernas, com elas a empresa pode permitir que seus colaboradores operem remotamente sem complicação e a comunicação interpessoal é conseguida de qualquer lugar do Mundo, por meio de um dispositivo conectado à Internet.

Com as UCaaS, os gastos com TI são diminuídos e não é preciso investir em novos aparelhos ou softwares específicos para implantar o serviço na empresa. Transições e atualizações são realizadas automaticamente e os pagamentos podem ser feitos por serviço utilizado (sendo que alguns são gratuitos).

Todos os dados são salvos em um ambiente online e tudo pode ser controlado pelo(s) administrador(es) a qualquer hora, de qualquer lugar. Canais são criados de acordo com a necessidade da companhia, evitando que perfis “sobrem” ou que seja feita a compra de serviços que são pouco úteis. Comumente, o suporte é dado pelo próprio provedor das UC, deixando a equipe de TI livre para outros trabalhos.

Apesar das soluções on premisses ainda serem as mais populares, opções cloud tendem a ser cada vez mais aceitas principalmente pela facilidade de acesso e liberdade dos funcionários de TI. Usando as Unified Communications as a Service, novas tecnologias são comumente incluídas de forma automática, promovendo melhorias frequentes na rotina de todos os que as utilizam.

UCaaS conferem mais flexibilidade para colaboradores e clientes de uma empresa, resultando emmaior satisfação pessoal e agilidade nos processos. A prontidão de acesso aos dados e interação são pontos positivos que nem sempre os recursos on premisses podem oferecer.

Optar por uma infraestrutura remota ou local irá impactar diretamente na produtividade dos funcionários e rapidez dos processos. Estudar sobre o que cada solução oferece e entender as reais necessidades da empresa em termos de comunicação são pontos fundamentais que devem ser considerados. Muitas vezes, nos dias de hoje, poder trabalhar sem levar em conta a localização geográfica dos envolvidos é um elemento básico para a conclusão de projetos e trabalho eficiente em equipe.

© 2016 Voitel – Soluções de Comunicação