Núcleo de Relacionamento com o cliente - NRC: (11) 3067.2820 ou 4003.1858

Blog

Dicas para manter a saúde da infraestrutura operacional

Vivemos um momento crítico na sociedade que reflete diretamente nos negócios de diversos setores, trazendo desafios e aprendizados, em um mundo corporativo conectado, com boa parte dos seus serviços sendo sustentados digitalmente. É mandatório possuir equipes e uma estrutura operacional corporativa competentes, pois ambas são partes de grande valor estratégico nos negócios.

O mercado de forma geral é competitivo e exigente, e sempre espera agilidade e qualidade. Para alcançar estes objetivos, é necessário agregar expertise ao negócio e ao modelo operacional, também uma infraestrutura e profissionais comprometidos que suportem estes processos.

E como manter a saúde da infraestrutura operacional? Seguem as dicas:

1. Manter a infraestrutura monitorada
O monitoramento da rede e dos serviços são imprescindíveis para o sucesso na manutenção e controle de falhas, manter os sistemas atualizados torna a rede e os serviços saudáveis garantindo a sustentação deles.

Há um grande número de itens que podem ser monitorados e que irão ajudar na sustentação da infra como: processamento de equipamentos, fluxo de dados, tráfego de rede, desvios de padrões. Estes são alguns dos pontos que podem ser identificados como boas práticas de um bom monitoramento.

2. Definir processos técnicos
Os processos são muito importantes para facilitar o dia-a-dia, quando eles são bem definidos evitam gargalos na operação e agilizam diversas tomadas de decisão, uma vez que o fluxo irá guiar as equipes dando agilidade e principalmente melhorando a comunicação, o que impacta diretamente nas entregas e nas manutenções.

3. Equipes comprometidas
Falando de pessoas que influenciam na infra, muito além das máquinas, nada adianta a estrutura se não tiver os “pilotos” certos para conduzir. O comprometimento das pessoas é fundamental para que o serviços entregues sejam estáveis e bem gerenciados. Prover uma boa estrutura de trabalho para os profissionais é importante, somado a um ambiente corporativo agradável, valorização e reconhecimento dos profissionais, também pode ser entendido como “monitoramento da infra”. Para que estes profissionais estejam focados no cliente, é fundamental que se tenha conhecimento do negócio, conhecimento técnico e dos processos acima citados, receita de sucesso para entregar um bom serviço.

O ambiente operacional de uma empresa é bastante complexo e exige muito conhecimento. Quando você consegue ter em uma equipe, além de conhecimento, homogeneidade e bom relacionamento entre as pessoas, isso refletirá em seu negócio, melhorando a produtividade de sua operação, pois você terá o aliado mais importante que são as pessoas que “querem fazer”.

 

Por Allan Clayton Avelino – Coordenador de Operações na Voitel

Compartilhe: