Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
10 mar 2016

Executivos de TI sofrem pressão para reduzir custos

A vida não está nada fácil para os principais executivos de TI das empresas brasileiras. Sete em cada dez diretores ou responsáveis por tomar decisões na área de tecnologia nas companhias estão sendo pressionados a cortar custos, reduzir despesas e buscar melhores resultados gerais nas empresas.  É o que indica estudo da IT4CIO, especializada em pesquisas que entrevistou 1,4 mil empresas de grande e médio porte.

Na avaliação da IT4CIO isso é reflexo direto da retração econômica que afeta o país. Quando a economia está em alta e os negócios crescendo, a área de tecnologia é considerada fundamental para a expansão das empresas. Entretanto, quando a economia deixa de representar o motor de crescimento, a unidade de TI é encarada como a área que vai ajudar a empresa a economizar como um todo.

Além disso, a pesquisa aponta que 35% das empresas estão reduzindo o número de funcionários. Em outras 10% o perfil profissional está mudando: empregados mais maduros e experientes estão sendo substituídos pelos mais jovens. É a primeira vez que a pesquisa identifica esse fenômeno, segundo revela o jornal Valor Econômico.

Ainda de acordo com a empresa de pesquisas, em 2015, os investimentos em tecnologia no Brasil tiveram aumento de 2,8%, mas, abaixo da inflação de 10,7% registrada no período. Além disso, a alta do dólar também interferiu e afetou o poder de compra dos departamentos de TI. Em 2016 o quadro não deve melhorar: haverá crescimento de até 4% em tecnologia, menor do que a inflação  estimada em 7,4% para o ano.

Esse cenário de redução de custos provoca também corte nas verbas para viagens e restrição nos deslocamentos para reuniões. Mas é o ideal para a implantação das soluções de comunicação unificada e colaboração oferecidos pela Voitel.  A empresa tem serviços e produtos para atender as mais diferentes necessidades, em diferentes perfis de negócios. Todos trazem resultados significativos na diminuição dos orçamentos, a maior expectativa das empresas em momentos difíceis. Saiba mais

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação