Núcleo de Relacionamento com o cliente - NRC: (11) 3067.2820 ou 4003.1858

Blog

Investir em link dedicado pode ser mais barato do que o imaginado

Inconveniente com conexão é um problema que nenhuma empresa deseja, correto? Reuniões com transmissão travada, sinal que apresenta repetidas quedas, dificuldade para mandar e receber arquivos. Com tantas obrigações corporativas, ainda ter que se preocupar com a qualidade da internet não deveria estar nos planos de nenhum empreendimento.

Nestes casos, é onde entra em jogo a avaliação da necessidade de usar um link dedicado no lugar das tradicionais conexões de alta velocidade via ADSL. Além de proporcionar um serviço melhor (como veremos na sequência), o serviço de link dedicado para empresas tem reduzido seus preços e já se tornou uma opção mais do que viável.

De fato, o problema é maior ainda em organizações que precisam de um serviço estável e que funcionam em regiões remotas, como no caso das empresas do agronegócio. Suas necessidades são as mesmas das empresas que operam nas cidades, o que muda é que a oferta de prestadores de serviço de internet de alta performance nem sempre estão disponíveis em áreas rurais.

Por outro lado, costuma-se acreditar que investir em link dedicado pode sair muito mais caro e acabar pesando no orçamento. Antes, essa afirmação poderia ser mais relevante; atualmente, o caso é bem diferente.

Investir em link dedicado para empresas pode ser mais barato do que você imagina, e, de quebra, ainda traz mais benefícios.

Na verdade, o importante é formular algumas perguntas e entender melhor as necessidades particulares de cada contexto: Minha companhia realmente precisa deste serviço? Como funciona o link dedicado? Sai muito caro contratar?

Necessidades particulares de cada companhia

Como citamos brevemente na introdução, algumas companhias operam em áreas remotas e que não contam com uma oferta sólida de serviços de conexão à internet. Por outro lado, as necessidades específicas destas empresas são muito semelhantes às das organizações das cidades, digamos:

• Manter uma conexão fluída e sem interrupções de forma permanente, principalmente quando se usam soluções de telefonia IP ou PABX virtual;
• Contar com velocidade suficiente para desenvolver várias atividades ao mesmo tempo, sem perda de rendimento da conexão: transferências de arquivos, atualização de bancos de dados, videoconferências para atualização e tomada de decisões;
• Conectar todos os pontos de atuação da companhia como uma grande rede funcional, especialmente em organizações com abrangência regional e/ou nacional;
• Necessidade de uma rápida resposta frente a qualquer falha no funcionamento no serviço de conexão.

De fato, esta lista poderia ser bem maior, mas o que queremos destacar é que há um tipo de serviço em particular que pode atender a totalidade destas demandas e permitir que sua companhia continue funcionando sem interrupções. E, além da óbvia superioridade do serviço, os links dedicados têm sua funcionalidade garantida pelo SLA (Service Level Agreement) ou Acordo de Nível de Serviço, em português.
Sob o ponto de vista financeiro, um link dedicado barato é capaz de melhorar o aproveitamento dos recursos de uma companhia não só sob o ponto de vista do preço da mensalidade do serviço em si, mas também quando pensamos em quanto vale cada minuto que sua empresa deixa de faturar quando há interrupções, falhas ou baixa performance nos outros tipos de serviços. Sobre isso:

Velocidade de Banda
Ao contrário da internet ADSL, que garante um máximo de 30% da banda contratada, o link dedicado tem um rendimento de 100%. Dessa forma, sua empresa sabe exatamente o que esperar da performance da linha. Isso diretamente significa menos atrasos e esperas relacionadas às tarefas da rotina.

Disponibilidade e Atendimento
Como citamos anteriormente, quanto se deixa de arrecadar por cada minuto parado na hora de emitir notas fiscais, conferir dados, acessar sistemas e faturar? No link dedicado, o SLA garante mais de 99% de disponibilidade do serviço. Além disso, quando há alguma falha, o suporte tem uma resposta muito mais rápida.

IPs Fixos
Empresas que precisem ter servidores próprios são beneficiadas pela possibilidade de atribuir IPs fixos aos servidores internos. Além da economia que isso representa ao não precisar contratar servidores externos, o link dedicado pode ser combinado com uma certificação SSL para garantir a segurança dos dados.

Comunicação Fluída
Muitas empresas, na busca de melhorar sua comunicação interna, contratam serviços de telefonia IP ou PABX Virtual. Isso, por sí só, já representa uma economia considerável, mas não vale muito se seu serviço de conexão cai permanentemente ou apresenta baixa performance. Com um link dedicado, essa economia é efetivamente aproveitada por um funcionamento permanente.