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14 jun 2018

Lançamentos de produtos: porque contar com diretores da empresa para engajar os vendedores

O lançamento de produtos requer uma dedicação especial da equipe de vendas. Os vendedores devem se empenhar para entender a fundo as características e diferenciais do novo produto ou serviço, pois só assim serão capazes de ofertá-lo da forma adequada. Além disso, precisam saber despertar a curiosidade dos clientes sobre a novidade, criando uma necessidade e, assim, estimulando a compra.
Por isso, pode-se dizer que o bom desempenho de um novo produto no mercado dependerá do engajamento do time de vendas, que por sua vez depende de diversos fatores: remuneração justa e benefícios atraentes, treinamento da equipe, incentivos por metas alcançadas… Porém, as organizações muitas vezes subestimam um elemento de extrema importância: o relacionamento com os gestores.
Uma pesquisa da Appirio, empresa de tecnologia da informação e soluções em nuvem, identificou que os colaboradores são mais motivados pelo comportamento do gestor do que pela remuneração, por exemplo. Dos 657 participantes, 60% afirmaram que ao analisarem uma proposta de emprego, o mais importante é saber se a equipe é valorizada pela liderança; 33% disseram que admiram um líder que defende a sua equipe e 32% ficam insatisfeitos quando não recebem crédito após a realização de um bom trabalho.

Como a liderança pode contribuir para o engajamento do time de vendas
Para que seja possível atingir os melhores resultados durante as campanhas de lançamento de produtos, os gestores precisam estar próximos aos vendedores. Veja como isso pode ser feito:

Participação nos eventos de lançamento
Quando os colaboradores recebem uma notícia diretamente da gestão, sentem-se prestigiados e valorizados. Principalmente no caso do time de vendas, no qual o lançamento de novos produtos influencia diretamente em sua rotina de trabalho, é de extrema importância que a liderança esteja envolvida no evento.
Como muitas vezes o tempo dos gestores é escasso, eles são obrigados a priorizar outros compromissos, especialmente aqueles que envolvem reuniões com clientes ou parceiros. Por isso, pode acontecer de precisarem se ausentar dos eventos de lançamento de produtos – ou que só consigam participar dos que acontecem na sede da empresa, por exemplo, o que ocasiona um distanciamento das equipes de vendas das filiais, mesmo que involuntário.
Entretanto, existe uma forma de evitar que isso aconteça: transmissões por Webcast! O gestor pode gravar uma apresentação sobre os novos produtos ou serviços, que será exibida em tempo real para os times de vendas – ou seja, tanto os funcionários da matriz quanto os das filiais participarão de um único evento, onde receberão as informações diretamente da gestão e ainda poderão interagir com o líder, por meio do chat e enquetes.

Treinamento da equipe
O treinamento da equipe de vendas é fundamental para que todos se sintam bem preparados para abordar o cliente – mesmo os vendedores mais experientes precisam ser treinados sobre novos produtos e serviços. É papel do gestor garantir que suas equipes recebam treinamentos e tirem o máximo proveito da experiência.
Caso se deparem com os mesmos desafios de indisponibilidade ou distância, mais uma vez o Webcast pode ser a solução. Por meio da ferramenta, treinamentos à distância são transmitidos para todos que tiverem acesso ao link da sessão – não é preciso instalar nenhum software ou aplicativo. Se o vendedor não puder acompanhar ao vivo, pode assistir ao treinamento em outro momento, pois o material fica disponível no servidor para acesso on-demand.
Quanto mais o colaborador se sentir envolvido nas estratégias da companhia e perceber que sua opinião é valorizada, maior será seu engajamento e motivação. Um bom gestor sabe que o grau de satisfação dos funcionários nunca pode ser negligenciado e por isso está sempre em busca de ferramentas que o aproxime de sua equipe. Esse tipo de preocupação pode evitar que a empresa opere com um time de vendas insatisfeito e que não trará bons resultados.

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