Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
12 abr 2018

O que é link dedicado e como avaliar a necessidade dessa tecnologia na sua empresa

Contratar uma solução em internet não é necessariamente um problema. O mercado está cheio de opções, dos mais diversos tipos, internet via telefone, cabo, fibra ótica e por aí segue. Mesmo assim, nem toda solução serve para todos ou mesmo sequer está disponível para algumas áreas, dependendo do caso.
Em primeiro lugar, é importante entender as necessidades particulares de cada cliente. Seguindo as limitações e requerimentos específicos, é possível escolher o melhor produto e entender qual é o tipo de conexão apropriada.

No artigo de hoje, veremos um tipo específico de serviço que pode ser a melhor alternativa para empresas que buscam performance e confiabilidade. Confira!

Link Dedicado
Um Link Dedicado, ou Internet Dedicada, é uma conexão desenvolvida inicialmente para o setor corporativo. A principal diferença entre este tipo de conexão e as tradicionais é, efetivamente, a qualidade da navegação. No Link Dedicado, a companhia não compete pelo tráfego de dados com outros usuários e tem um melhor rendimento.
Bastante usado por empresas com alto tráfego de informações via web, evita interrupções no serviço que costumam deixar todos de braços cruzados enquanto a internet não volta.

Como é vantajoso para os negócios?
Os links dedicados também facilitam a comunicação, fornecendo uma largura de banda que faz com que todos os serviços possam fluir com alta performance. A largura de banda é o que determina a velocidade com que um vídeo é reproduzido ou uma informação é atualizada dentro do sistema de gestão da empresa. Então, quanto melhor ela for, mais veloz se torna sua operação.

Como a velocidade é constante, sua equipe pode se comunicar com mais segurança, seja por meio de chats internos, redes sociais corporativas ou videoconferências. A qualidade das chamadas de vídeo fica impecável, favorecendo o entendimento das informações. Aliás, quando destacamos o termo qualidade, o mesmo é válido tanto para os serviços que funcionem via link dedicado como quando falamos do recurso em si.
Links dedicados também oferecem uma conexão mais estável dos que os serviços de ADSL, comuns nos planos de internet corporativa. Um link ADSL pode ter 10Mb, 25, 100 e por aí segue, mas essa velocidade é a de download, a de upload é sensivelmente menor.
No caso do link dedicado, tanto a velocidade de upload como de download é a mesma, o que significa que você vai enviar e receber dados com a mesma velocidade e qualidade.

Mais um ponto importante sobre os links dedicados é que você pode contar com um IP fixo, especialmente indicado para casos onde seja absolutamente importante ter certeza em relação ao endereço da rede. Ou seja, se você tiver um servidor interno na sua companhia, quando é necessário ter acesso a uma nuvem própria com arquivos importantes, via FTP, ter um IP fixo é fundamental.
A tecnologia envolvida na conexão dedicada pode manter vários serviços em pleno funcionamento de forma simultânea. Além de não apresentarem períodos de má conexão em momentos de pico, a rede também pode transmitir diferentes tipos de informações sem perda de rendimento. Navegação, vídeo streaming e até tráfego WAN (redes de longa distância).

Service Level Agreement, Ponto Extra
Links dedicados apresentam melhores SLAs (Service Agreement Levels) e tempos mais curtos de suporte do que os outros tipos de conexão. Na banda larga, se você tiver algum problema, pode ficar sem internet por horas ou até mesmo dias, panorama inadmissível em empresas de alta performance. Mesmo assim, para uma companhia de qualquer porte, ficar sem internet, ainda que por pouco tempo, pode ser desastroso.
Exatamente por isso, as conexões que funcionam através de links dedicados sempre são acompanhadas de um SLA (ou Acordo de Nível de Serviço, em português) que define como inconvenientes são reparados. No geral, tudo é feito de forma relativamente rápida, principalmente em relação aos outros serviços.
Para garantir uma qualidade de serviço ainda maior, algumas conexões são monitoradas de forma permanente. Dessa maneira, quando o serviço sofre alguma baixa, seja pelos motivos que sejam – razões climáticas, por exemplo – o problema é imediatamente identificado e começam os trabalhos para restabelecer o serviço.
Resumindo, o link dedicado traz maior segurança à sua empresa por manter uma conexão estável e segura, o que nem sempre acontece com as soluções de banda larga que contratamos junto às empresas de telefonia.

Gostou de saber mais sobre o link dedicado? Acompanhe nosso blog!

© 2018 Voitel – Soluções de Comunicação