Núcleo de Relacionamento com o cliente - NRC: (11) 3067.2820 ou 4003.1858

Blog

O que é PABX Virtual?

Quando surgiram, há mais de 30 anos, as centrais PABX (“Private Automatic Branch Exchange”) revolucionaram as comunicações no mundo corporativo. Com essa tecnologia, equipamentos de troca automática centralizam linhas e ramais de uma empresa para que ela possa se comunicar entre seus ramais e com seus clientes. A novidade, hoje, é sua versão mais avançada: o PABX Virtual.

O “Virtual” de seu nome já antecipa sua principal característica: a dispensabilidade de aparelhos telefônicos tradicionais. Baseado na chamada tecnologia de Voz sobre IP (VoIP), o PABX Virtual opera exclusivamente com recursos audiovisuais de um computador, sendo as chamadas realizadas através da internet, o que garante maior velocidade e estabilidade.

Essa ferramenta funciona hospedada em uma nuvem, unificando e convertendo todos os pontos habilitados, incluindo dispositivos móveis, em ramais virtuais, criando uma rede digital autônoma praticamente imune a riscos de interrupção dos negócios devido a falhas de comunicação.

Portanto, a adoção do PABX Virtual representa, além de grandes ganhos com eficiência e mobilidade, uma importante economia de gastos, uma vez que dispensa o uso de linhas, cabos e aparelhos telefônicos tradicionais.

Mas, além desses aspectos técnicos, qual a utilidade prática dessa tecnologia? Vale a pena falar sobre dois pontos.

Em primeiro lugar, o PABX Virtual é uma solução para lidar com os principais problemas de comunicação de uma empresa envolvendo trânsito interno de funcionários e viagens corporativas, uma vez que é facilmente acessível por meio de smartphones e tablets. Assim, por exemplo, um diretor que está viajando a negócios pode se comunicar com equipes e colaboradores sem dificuldades, independentemente de sua localização geográfica.

Além disso, em segundo lugar, essa ferramenta é uma aliada importante na expansão dos negócios. Basta imaginar que sua empresa está crescendo. Algumas preocupações se tornam imediatas, como contratação de novos funcionários e, a médio prazo, a abertura de filiais, por exemplo. Com o PABX Virtual, é possível ampliar o número de ramais, assim como trocá-los entre si, sem a necessidade de manutenção física – tudo é feito virtualmente, afinal. Desse modo, é possível garantir uma integração completa e eficiente da matriz com os demais pontos.

Para potencializar os canais de comunicação, otimizando processos internos e acompanhando as novas demandas com garantia de mobilidade e eficiência, o PABX Virtual é uma ferramenta indispensável.