Videoconferências são reuniões online que utilizam o recurso de vídeo com todos os participantes. Nelas, é possível ver quem está do outro lado a partir da interface disponibilizada pelo serviço de comunicação escolhido. Para realiz" />Videoconferências são reuniões online que utilizam o recurso de vídeo com todos os participantes. Nelas, é possível ver quem está do outro lado a partir da interface disponibilizada pelo serviço de comunicação escolhido. Para realiz"/>
Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
23 fev 2014

O que são videoconferências?

Videoconferências são reuniões online que utilizam o recurso de vídeo com todos os participantes. Nelas, é possível ver quem está do outro lado a partir da interface disponibilizada pelo serviço de comunicação escolhido. Para realizá-las, é preciso ter uma boa conexão de Internet e uma câmera HD acoplada ao seu equipamento (de modo que todos os participantes consigam interagir por meio do vídeo).

Diferente do streaming – que pode atingir centenas de pessoas -, as videoconferências são bastante limitadas e caso o dispositivo utilizado pelo usuário não possua uma boa conexão, é muito provável que ocorram problemas de transmissão, acarretando em contratempos na comunicação.

Outro problema comumente enfrentado pelas videoconferências é que seu alto consumo de dados pode fazer com que as chamadas não sejam completadas ou acabem sendo interrompidas principalmente quando feitas por telefones celulares.

A questão da segurança em dispositivos mobile também é questionável. Muitas opções gratuitas não garantem que as informações tratadas nos vídeos não “vazem” e nem que somente os convidados tenham acesso ao conteúdo, o que faz com que o método não seja indicado para tratar assuntos sigilosos da companhia.

Assim como acontece com as demais ferramentas colaborativas, com as videoconferências é possível promover uma integração com outros sistemas típicos das UC, como chat, compartilhamento de telas, compartilhamento de arquivos e downloads, mas muitos ainda encontram dificuldades na implantação deste serviço, optando normalmente pela webconferência como alternativa mais eficaz.

O alto custo da instalação e manutenção das salas deve ser levado em conta. Antes de escolher o método para realizar reuniões remotas de sua empresa, é preciso analisar se realmente vale a pena investir no recurso – já que muitas vezes é possível substituí-lo por alternativas que podem ser até mais eficientes a um custo consideravelmente mais baixo.

O recurso que teve início como uma alternativa de PC para PC atualmente busca meios para operar quase que como uma ligação telefônica em que podemos “assistir” com quem estamos conversando, porém especialistas da área ainda buscam meios para sanar as dificuldades enfrentadas pelo serviço que costuma ser um tanto quanto dispendioso.

© 2016 Voitel – Soluções de Comunicação