O crescimento da necessidade de mobilidade, do uso das redes sociais e de novas experiências de comunicação estão fazendo com que a cada dia surjam diferentes formas de comunicação e colaboração. Nas tradicionais reuniões pessoais e c" />O crescimento da necessidade de mobilidade, do uso das redes sociais e de novas experiências de comunicação estão fazendo com que a cada dia surjam diferentes formas de comunicação e colaboração. Nas tradicionais reuniões pessoais e c"/>
Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
26 fev 2014

Potencial de crescimento de adoção de UC&C surpreende

O crescimento da necessidade de mobilidade, do uso das redes sociais e de novas experiências de comunicação estão fazendo com que a cada dia surjam diferentes formas de comunicação e colaboração. Nas tradicionais reuniões pessoais e conferências foram adicionadas ferramentas como email, mensagens de texto, compartilhamento de desktops, vídeo e áudio conferência e, ainda, telepresença.

Diante dessa realidade, as empresas estão investindo de forma crescente em grandes projetos envolvendo soluções de UCC (Unified Communications and Collaboration). De acordo com recentes pesquisas de mercado, mais de 78% dos tomadores de decisão da área de TI têm um plano estratégico para implementar esses projetos. E 42% indicaram que têm recursos para investir em “todos ou na maioria dos aspectos” dessas tecnologias.

Os números surpreendem,pois existem vários países em crise e as condições econômicas normalmente colocam um freio nos investimentos em comunicações empresariais. Isso demonstra o potencial de crescimento da adoção dessas ferramentas para os próximos anos.

Passada essa primeira etapa da percepção do mercado quanto à importância de destinar orçamento para essas ferramentas, o desafio agora é promover seu uso na plenitude de suas funcionalidades, só assim será possível alavancar os resultados de negócios.

O primeiro passo para garantir esse sucesso é estar ciente de que será preciso uma grande mudança cultural na organização. Os colaboradores precisam entender que os recursos que elas oferecem podem otimizar seu dia a dia, rendendo um alto ganho de produtividade. Mas, para isso, é preciso investir em treinamentos constantes que os capacitem a utilizar todos os recursos oferecidos por essas tecnologias.

Aplicar políticas de incentivo também contribui para que a implantação seja bem sucedida. As empresas podem recompensar seus funcionários individualmente incentivando a primeira utilização de UCC, mostrando o quanto os “earlies adopters” podem fazer diferença para que o conceito se propague por todas as áreas da companhia, influenciando diferentes grupos.

Uma iniciativa de comunicação unificada adiciona significativo valor ao negócio, mas a falta de conscientização da equipe pode colocar em risco o sucesso de tanto esforço e investimento. Por isso, motive, capacite, treine! E deixe claro o quanto o fator humano é importante para melhorar o desempenho da empresa por meio das soluções de Comunicação e Colaboração Unificadas. Com informações da CIO.

© 2016 Voitel – Soluções de Comunicação