Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
30 jul 2015

Prepare-se para o mundo da “internet de tudo”

O relatório Tendências na Reforma das Telecomunicações 2015 que acaba de ser divulgado  pela UIT – União Internacional de Telecomunicações revela que o mundo está hiperconectado via web. Há inclusive um novo debate no mundo digital sobre o significado de dois conceitos: a “internet das coisas” e a “internet de tudo”. Além de interligar objetos, a internet de tudo faria a conexão entre pessoas, processos e dados.

Segundo a UIT, a “internet das coisas” (IoT, que conecta diferentes dispositivos à internet) e as comunicações de “máquina para máquina” (M2M) através de redes celulares móveis já emergem como os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) de mais rápido crescimento em termos de tráfego na rede.

O relatório mostra cada vez mais dispositivos “wearable” – criados para ser “vestidos” por seus usuários – fazendo a interação entre computador e consumidor:  lentes de contato, relógios, monitores de atividade física, aparelhos para medir pressão, equipamentos de monitoramento da fertilidade das mulheres, todos eles se conectando ao smartphone ou tablet.

A expectativa é que um bilhão de dispositivos sem fio, relacionados à “internet das coisas”, sejam vendidos em 2015 totalizando 2,8 bilhões de equipamentos conectados.  A projeção é que 25 bilhões de dispositivos estejam conectados até 2020 por coisas conectadas ao consumidor (comércio, hospitais, autoridades locais etc), seguidas por indústrias e transportes. Para a UIT, tudo isso vai transformar de maneira irreversível o conceito de internet e de sociedade conectada movimentando US$ 1,7 trilhão até 2019, tornando-se o maior mercado global de dispositivos.

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação