Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
25 ago 2016

Prepare-se! Sua próxima entrevista de emprego será em vídeo

Uma tendência cresce no mercado americano e logo deve chegar ao Brasil. As empresas recorrem cada vez mais a entrevistas em vídeo no recrutamento profissional para reduzir custos. Muitas adotam o vídeo já na primeira etapa de seleção. Gigantes como o banco Goldman Sachs, a seguradora de saúde Cigna Corp., e em tecnologia a International Business Machine Corp solicitam a alguns candidatos para que acessem um site e respondam perguntas num vídeo, em vez de serem entrevistados por uma pessoa.

Três milhões de entrevistas foram realizadas no ano passado por uma única empresa de soluções em vídeos; em 2010, por exemplo, foram apenas 13 mil. O crescimento é estimulado pela popularização do laptop e do smartphone com câmera frontal. Em entrevista ao principal jornal americano, o The Wall Street Journal, alguns contratantes afirmaram que o sistema é eficiente, justo e a forma mais barata de avaliar centenas de candidatos mais rapidamente. Basta acessar um link ou instalar um aplicativo.

“Conte algo sobre uma ocasião em que você teve que lidar com um conflito” é a pergunta mais comum assim que a câmera é ativada. Depois o candidato tem de 30 segundos a 5 minutos para responder, antes que a próxima apareça na tela. A Cigna contou ao jornal que reduziu de US$ 1 milhão para apenas US$ 100 mil por ano os gastos de viagens. A IBM contratou um engenheiro no ano passado, após várias entrevistas on-line, até finalmente enviar a proposta de emprego via mensagem de texto.

Oferecer inovações que ajudem reduzir custos e facilitar as mais variadas atividades profissionais estão entre as principais missões da Voitel. A empresa dispõe de inúmeras ferramentas em vídeo para reuniões, apresentações e eventos à distância, além de dois estúdios para streaming no Rio de Janeiro e São Paulo. Saiba mais

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação