Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
29 ago 2014

Quais habilidades e competências serão necessárias para os líderes?

Quais habilidades e competências serão necessárias para os líderes? Muitos são os novos desafios que se apresentam, mas um deles é perfeitamente previsível e já tem feito a diferença na competitividade das empresas. O conhecimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) será cada vez mais essencial aos gestores de todos os setores. Caberá a eles tomar a decisão de como, quando e no quê investir e desses investimentos dependerá o futuro dos negócios.

No caminho inverso, para o setor da TIC, o desafio que se apresenta está na identificação e engajamento de profissionais que tenham interesse em liderar equipes, compartilhar seu know-how , desenvolvendo práticas mais colaborativas dentro do ambiente de trabalho e a influenciar pessoas a darem o melhor de si. Por um lado encontramos a fama dos profissionais de TIC que possuem um grande conhecimento teórico e técnico do seu campo de trabalho, porém não possuem boa fama em relação ao desenvolvimento de habilidades interpessoais. Detentores do saber e da habilidade de forma natural ou aprendida, os profissionais da TIC focam, muitas vezes na solução do problema, deixando de lado os demais envolvidos nesse processo.

Um equilíbrio entre os dois perfis será necessário para formar a mão de obra que as empresas vão recrutar. E outra tendência deve ser absorvida quando o assunto é gestão seja ela de TIC, de Finanças ou de qualquer outra área corporativa: o compartilhamento de informações. Ainda há certa negatividade em relação a esse processo.

Para as empresas, o desafio hoje está em manter essa competitividade que estimula e desafia os profissionais, porém não deixando de criar um ambiente de colaboração entre os funcionários, visando um crescimento holístico da empresa.

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação