Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
03 mar 2016

Rede 4G supera 1 bilhão de usuários

A rede móvel 4G superou 1 bilhão de usuários no mundo no final de 2015, segundo estudos da empresa de consultoria Ovum. No fechamento do ano havia 1,05 bilhão de linhas em serviço em aparelhos. A China é o país que mais possui usuários da quarta geração da rede de internet móvel, com 35% da base mundial. O Brasil ainda tem apenas 2% do total e é parte do bloco dos emergentes que devem impulsionar o crescimento mundial no futuro.

Enquanto o número foi conquistado no ano passado, seis anos após o lançamento do 4G comercialmente, a mesma marca foi atingida pelo 3G somente dez anos depois do lançamento. A Ovum acredita que a base de usuários do 4G continue crescendo acima dos 20% ao ano. Se isso acontecer, haverá cerca de 2 bilhões de usuários em 2017, 3 bilhões em 2019 e 3,62 bilhões no fim de 2020.

Até o momento, o país melhor colocado no ranking da Ovum é os Estados Unidos (21%), seguido do Japão (9%) e da Coreia do Sul (4%). Para a empresa de consultoria, o barateamento dos smartphones com a tecnologia LTE é um dos grandes fatores para o crescimento da rede. A demanda por maiores velocidades e a necessidade das operadoras otimizarem suas redes também influenciam a expansão do 4G. Além disso, é de interesse das empresas de Telecom estimular os clientes a migrarem para essa tecnologia, tendo em vista que a infraestrutura  é mais eficiente comparada a 2G e 3G.

A Voitel acredita que o maior acesso ao 4G deve favorecer ainda mais os serviços de comunicação unificada e colaboração. Redes mais velozes e potentes ampliam a qualidade do serviço como um todo. Com isso, reuniões virtuais e simultâneas, além de soluções de áudio, vídeo e webconferência, passarão a ser rotina na vida das empresas de todos os portes. Saiba mais

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação