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05 jun 2018

Relatórios e resultados em soluções Webcast: avaliando o entendimento da equipe de vendas

As organizações investem em treinamentos por vários motivos, mas o objetivo final é sempre um só: aprimorar o conhecimento dos colaboradores sobre um determinado assunto, para que eles possam realizar suas atividades ainda melhor.
Seja para educá-los sobre um produto ou serviço que acaba de ser lançado ou ensiná-los novas habilidades relacionadas à sua área de atuação, os treinamentos são fundamentais para o desenvolvimento do funcionário e, consequentemente, da empresa em si.
Contudo, muitas organizações se esquecem de uma etapa importantíssima do treinamento corporativo: a avaliação de resultados e relatórios que demonstrem a retenção das informações. O pós-treinamento é tão significativo quanto o próprio treino, uma vez que os colaboradores só colocarão em prática o que aprenderam se tiverem absorvido adequadamente o conteúdo.

Como realizar a avaliação de resultados e criar relatórios após os treinamentos
O ideal é que as equipes sejam avaliadas ainda durante o treinamento de vendas. Dessa forma é possível medir não somente a retenção do que foi ensinado, mas também o nível de atenção de cada funcionário enquanto o gestor está palestrando.
Quando o treinamento for presencial, essa tarefa pode ser considerada desafiadora, pois é difícil aplicar testes enquanto o treinamento acontece sem atrapalhar o ritmo do palestrante ou a atenção de todo o grupo. A apuração dos dados coletados também será mais demorada, já que provavelmente os testes serão realizados em papel e os resultados e relatórios, compilados manualmente.

Agora, quando o treinamento é remoto e online, via Webcast, além de economizar recursos valiosos da empresa e ter o potencial de alcançar um número muito maior de pessoas de uma só vez, ainda existe a possibilidade da aplicação de testes rápidos online pela própria ferramenta.
Enquanto o gestor ministra o conteúdo, ele pode disponibilizar enquetes com perguntas de múltipla escolha ou mesmo utilizar sua apresentação de slides em PPT para expor os questionamentos, solicitando que os participantes enviem suas respostas através do chat que existe no Webcast.
Um dos principais benefícios do sistema de Webcasting para a realização de treinamentos corporativos é que os relatórios são gerados automaticamente: a gestão consegue avaliar a efetividade do treinamento de forma ágil e precisa, evitando perder o timing da ação ou obter respostas equivocadas em decorrência do erro humano.

Outro ponto bastante relevante é que, quando as pessoas têm a consciência de que serão analisadas, adquirem uma postura mais atenta, pois não querem falhar nos testes. Isso significa que o colaborador que souber que será avaliado se esforçará ainda mais para compreender o conteúdo e participará ativamente do treinamento.
A avaliação de resultados e relatórios que demonstrem a retenção do conteúdo ministrado proverão os insights que a sua empresa necessita para continuar realizando investimentos inteligentes em treinamento e desenvolvimento.

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