Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
06 out 2016

Smartphone é o novo computador de bolso no Brasil

O celular é hoje o principal meio de acesso dos brasileiros à internet. É o que revela a pesquisa TIC Domicílios 2015, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br): 89% dos brasileiros conectados o fazem por meio de um smartphone, superando pela primeira vez os computadores. Atualmente os PCs são usados por 65% dos usuários de internet do País. Em 2014, 80% dos brasileiros faziam uso do computador para este fim.

Segundo o estudo, em 2015, 35% dos usuários de internet acessaram a rede apenas pelo telefone celular; em 2014, essa proporção era de 19%. De acordo com o NIC.br os usuários de classes menos favorecidas e com baixa escolaridade são os que mais utilizam a internet apenas pelo celular. Eles representam  44% na classe C e 65% no conjunto das classes D e E. A entidade considera esse dado preocupante. Quem tem mais escolaridade e renda tem múltiplas plataformas de acesso: apenas 8% dos usuários da classe A fica restrita ao celular.

Para o NIC.br a pesquisa mostra que o computador desempenha um papel fundamental para a formação, a apropriação da informação e das tecnologias pelos cidadãos — o que fica mais difícil para aqueles que só acessam a rede pelo celular. Somente a combinação do uso de diversos dispositivos, cada um com suas peculiaridades, e de aplicativos de maior complexidade, é possível o desenvolvimento de habilidades digitais mais sofisticadas. A NIC.br é uma entidade sem fins lucrativos de gestão do domínio br.

Por outro lado, a Voitel acredita que a expansão do smartphone facilita tarefas profissionais e a mobilidade. O celular é importante apoio no mundo do trabalho, já que se conecta com as mais modernas soluções de comunicação, de qualquer lugar do mundo, ajuda a compartilhar dados e informações, além de exibir vídeos e apresentações.

© 2017 Voitel – Soluções de Comunicação