Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
25 abr 2013

Sustentabilidade: As Comunicações Unificadas e a redução na emissão de gás carbônico

Além de aumentar a produtividade das equipes, diminuir gastos e evitar deslocamentos desnecessários, as Comunicações Unificadas têm também um papel importante para o meio ambiente. Pouco citada, essa vantagem colabora (e muito) para a saúde do nosso Planeta.

A emissão de gás carbônico comumente feita por automóveis e aviões pode ser amplamente reduzida com a adoção dos serviços de comunicação unificada – já que com eles podemos promover interações, conversas e debates sem que as pessoas precisem se locomover. Diminuindo a frequência de viagens à trabalho, por exemplo, é possível reduzir consideravelmente as “pegadas de carbono”, ou seja, conseguimos evitar as emissões desnecessárias de gases resultantes da queima de combustíveis.

Tendo a opção das comunicações unificadas em mãos, o executivo deve levar em conta o quanto é realmente indispensável se encontrar pessoalmente com clientes, fornecedores e/ou funcionários em determinadas ocasiões. Muitas vezes, esses encontros podem ser substituídos por audioconferências e/ou webconferências, por exemplo.

Considerada uma questão cada vez mais importante para a maioria das empresas, a preocupação com o meio ambiente é vista com bons olhos no Mundo inteiro e mostra o comprometimento da companhia perante aos problemas do Planeta Terra.

Estima-se que ao evitar o deslocamento de uma pessoa (ida e volta) entre Rio de Janeiro e Nova York (levando em conta um táxi até o aeroporto mais a viagem de avião), aproximadamente 2.88 toneladas de gás carbônico deixariam de ser emitidas, desacelerando o aquecimento global e diminuindo custos. Para compensar esse dano ao meio ambiente, seria necessário plantar ao menos 18 árvores por ano.

Em termos de praticidade, as comunicações unificadas só têm a agregar. As tomadas de decisões são feitas mais rapidamente, não há tempo perdido com locomoção e, nas grandes cidades, outro fator também melhorado com a aceitação desses métodos é a questão do trânsito, que passa a ser menor.

Levando em conta que carros e ônibus são os meios de transporte que mais colaboram para a emissão de gases danosos à atmosfera, é fácil perceber o quanto evitar seus usos de maneira indiscriminada pode ajudar na diminuição da emissão de carbono.

© 2016 Voitel – Soluções de Comunicação