Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
11 ago 2016

Tecnologia da realidade aumentada deve mudar o mundo do trabalho

Engana-se quem pensa que o jogo para smartphones “Pokémon GO”, da Nintendo Co, é apenas a onda de diversão do momento. O sucesso repentino do jogo está habituando os consumidores a uma nova tecnologia, a realidade aumentada, que mistura os mundos digital e físico, e estimula os empreendedores no Vale do Silício a apostarem alto em outras funcionalidades do aplicativo, especialmente para as empresas.

O aplicativo insere imagens digitais em visões do mundo real, fazendo, por exemplo, os personagens do Pokémon caminhem na calçada de uma cidade. Pensando nisso, as maiores empresas mundiais de tecnologia estudam aplicativos de comunicação por vídeo que possam permitir que colegas trabalhem juntos, de qualquer lugar do mundo, em designs de produtos através do compartilhamento de imagens holográficas.

A Microsoft, por exemplo, está trabalhando com a montadora Volvo para desenvolver um showroom virtual, onde compradores potenciais dos veículos possam selecionar recursos e cores de seus possíveis modelos. A Microsoft também atua com a Trimble Navigation, uma empresa de software geoespacial, para inserir modelos tridimensionais em aplicativos que arquitetos e engenheiros possam ver com o Hololens, um dispositivo em formato de óculos.

Outras startups, como a Atheer Inc. e a Osterhout Design Group, estão vendendo aparelhos de realidade aumentada para usos nas áreas de saúde e engenharia, como a sobreposição de um manual de reparos de um equipamento ao campo de visão do funcionário que esteja trabalhando com ele. O Projeto Tango, da Alphabet Inc, controladora do Google, acrescenta sensores e software a smartphones para transformá-los em aparelhos de realidade aumentada.

Reuniões e encontros à distância poderão acontecer da forma mais próxima do real, graças a essas tecnologias. O diretor-presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, afirma: “a realidade aumentada imersiva vai se tornar parte da vida diária de bilhões de pessoas”.

A Voitel está atenta a essas novidades para acompanhar as mudanças. A empresa tem por filosofia atuar em sintonia com as mais avançadas inovações da tecnologia.

© 2016 Voitel – Soluções de Comunicação