Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
15 mar 2018

Tecnologia e comunicação: como usar a favor dos negócios da empresa

O setor de tecnologia da informação e comunicação avança a passos largos e seguros no Brasil, movimentando cerca de 5,2 bilhões de reais anualmente. Boa parte desse sucesso vem dos investimentos crescentes das empresas em tecnologia e comunicação, visando ganhar competitividade e eficiência.

Na hora de decidir que tipo de tecnologia a favor da empresa adquirir, você precisa tomar muito cuidado para que o investimento realizado se transforme em lucratividade para o negócio, contribuindo para a sustentabilidade corporativa.

Como escolher a melhor tecnologia a favor da empresa

Adquirir as tecnologias certas para alavancar os negócios da empresa não é algo tão simples quanto parece. Existem dezenas de possibilidades no mercado, mas nem todas se encaixam exatamente nas necessidades da sua organização. O trabalho a ser feito então, é de uma análise profunda sobre as ferramentas de tecnologia e comunicação que podem efetivamente fazer a diferença nos seus resultados.

– Faça um levantamento de necessidades: mapeie os processos, identifique os gargalos, liste os sistemas obsoletos, converse com a equipe para saber como é possível melhorar a performance interna.
– Identifique funcionalidades: integração com outras ferramentas, fluxos de informação ágeis, relatórios gerenciais, dashboards de controle, indicadores de desempenho, entre outras.
– Custo do investimento: determine o orçamento disponível para a contratação de ferramentas de tecnologia e comunicação para os negócios da empresa.
– Implementação e suporte: verifique a disponibilidade de treinamentos, atualizações de sistemas para corrigir bugs e falhas, atendimento em horário estendido e suporte a dúvidas.

Como a tecnologia e comunicação favorecem os negócios da empresa

Muito bem, depois de saber quais são os passos para encontrar as tecnologias adequadas às necessidades da empresa, você pode estar se perguntando: esse investimento realmente vale à pena?
Sabemos que em tempos de internet e velocidade nas relações, é preciso ir muito além do básico para conquistar os consumidores. A publicidade tradicional já não tem tanto impacto quanto antes e a retenção de clientes se torna cada dia mais difícil. É aí que a tecnologia entra para facilitar as coisas:

• Otimização de processos
Os sistemas gerenciais corretos favorecem a troca de informações internas, dão agilidade aos processos, conferem maior segurança aos dados que transitam pela organização e contribuem para a produtividade das pessoas. Com processos mais ágeis e pessoas mais produtivas, sua empresa ganha eficiência, um fator determinante para garantir a competitividade.

• Socialização da informação
Uma comunicação interna eficaz promove o alinhamento estratégico entre equipes e objetivos organizacionais. Um time em que cada um sabe a importância da sua posição, das suas realizações, é mais comprometido, engaja-se com mais facilidade nos desafios propostos pela alta gestão e está disposto a inovar para levar a companhia a um novo patamar de competição no mercado.

• Inovação
O mercado é dinâmico e exige que você esteja constantemente incorporando novas tecnologias a favor da empresa para que ela siga evoluindo. Um exemplo é o uso de soluções de comunicações unificadas, o que garante a coesão da equipe, favorece a troca de conhecimentos e experiências e ainda reduz custos consideráveis no uso de recursos como telefonia e viagens.

• Experiência do cliente
A tecnologia tem o poder de aproximar marca e audiência, oferecer valor por meio de interações personalizadas. A comunicação omnichannel é uma das ferramentas que proporcionam essa proximidade. Potencializada pela análise de dados, essa comunicação se torna ainda mais relevante, capaz de levar a solução certa no momento ideal para cada cliente da sua empresa.

• Performance
Finalmente, quando você tem a tecnologia feita na medida certa para sua empresa, você é capaz de otimizar a performance dos negócios praticamente em tempo real. A definição e acompanhamento de indicadores de performance (KPIs) pode ser feita de maneira intuitiva, com o uso de dahsboards de controle que trazem os dados expressados de forma conclusiva.

© 2018 Voitel – Soluções de Comunicação