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Testando sua equipe de vendas durante o treinamento

O treinamento é uma ferramenta muito valiosa para as organizações, pois além de aumentar a capacitação dos colaboradores, ainda contribui significativamente para a retenção de talentos. E é exatamente por isso que, mesmo enfrentando os desafios impostos pela fragilidade da economia brasileira, as empresas têm aumentado o investimento em treinamentos.

Um estudo realizado pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) em 2016, coordenado pela Integração Escola de Negócios, indica que o volume de horas de treinamento por colaborador no Brasil foi 33% superior ao registrado em 2015, passando de 16,6 horas para 22 horas. Já o valor investido por funcionário foi de R$ 624,00 – um crescimento de 24% em relação ao ano anterior.

Os treinamentos corporativos melhoram o desempenho e aumentam a motivação dos funcionários, resultando em equipes mais engajadas e de alta performance. Isso significa que, ao investir em treinamento e desenvolvimento, a empresa assegura a competitividade no mercado mesmo em um cenário de crise econômica.

Mas como garantir que os colaboradores realmente irão absorver todo o conteúdo dos treinamentos?

Treinando a sua equipe de vendas

Alguns times da empresa têm uma demanda maior por treinamentos do que outros. Esse é o caso da equipe de vendas, que frequentemente precisa ser treinada quando ocorrem lançamentos de produtos ou serviços, expansão para novos mercados ou qualquer mudança nas estratégias de vendas.

Contudo, uma preocupação comum da gestão é o nível de retenção das informações. Especialmente se a equipe de vendas for constituída por um grande número de profissionais, existe a possibilidade de que uma parcela não esteja devidamente focada durante o treinamento de vendas.

Uma boa forma de avaliar o grau de atenção e comprometimento do time é através da realização de testes rápidos, ao longo do processo, de múltipla escolha. As respostas indicarão se o entendimento sobre o assunto abordado foi satisfatório e se existirá a necessidade de reforçar alguns pontos futuramente.

Nos treinamentos à distância, por exemplo, é possível testar os conhecimentos dos participantes durante a palestra. Por meio de enquetes, o moderador pode avaliar, em tempo real, se os colaboradores estão prestando atenção e se houve absorção do conteúdo.

Durante treinamentos presenciais também é possível recorrer à aplicação de testes rápidos, porém eles serão bem menos dinâmicos e a apuração dos resultados levará mais tempo, uma vez que as respostas não são consolidadas automaticamente, como é o caso das enquetes feitas em plataformas online que possibilitam o treinamento remoto – os Webcasts. Se você ainda não faz uso dessa solução em sua empresa, entenda porque investir no Webcast para a realização de treinamentos à distância.

Que o treinamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, não há dúvidas. Mas de nada adianta fazer esse investimento se a sua equipe de vendas não tirar o máximo proveito da experiência, não é? Teste-a durante o treinamento e obtenha melhores resultados.