Núcleo de Relacionamento com o cliente - NRC: (11) 3067.2820 ou 4003.1858

Blog

Treinamentos à distância: redução de custo e dinheiro

A distância não é um fator impeditivo no mundo dos negócios, especialmente nos dias de hoje.  Contudo, se a empresa não fizer uso de soluções de comunicação adequadas, pode se deparar com alguns obstáculos ao longo de sua trajetória. Por exemplo: como realizar o treinamento de times localizados em diferentes filiais?

Enviar gestores para treinarem as equipes de outras localidades é uma alternativa, mas não se pode ignorar os custos envolvidos nesta ação. Quando os colaboradores precisam viajar à trabalho, além das despesas com o deslocamento em si, é preciso cobrir os gastos com alimentação e hospedagem. E quanto mais longa a viagem, mais cara ela sairá para a empresa.

Além do custo financeiro, os profissionais em trânsito desperdiçam tempo, que é um recurso muito valioso. As horas gastas em uma viagem poderiam ser melhor utilizadas na realização de atividades estratégicas no escritório da companhia. Funcionários que viajam com frequência também costumam sofrer com o acúmulo de trabalho, uma vez que nem sempre conseguem realizar suas tarefas diárias no prazo estipulado, o que causa impactos negativos em sua produtividade.

Por isso, quando o treinamento presencial deixa de ser uma opção atrativa, as organizações podem apostar em soluções mais inteligentes de treinamento à distância.

O treinamento remoto nas empresas

Empresas em busca da otimização de treinamentos podem utilizar ferramentas de transmissão ao vivo para alcançarem suas equipes, onde quer que elas estejam. Através do Webcast – tecnologia que permite a realização de eventos, palestras, seminários, pronunciamentos, aulas e treinamentos à distância – os funcionários podem acompanhar em tempo real qualquer atividade, como se estivessem presentes fisicamente no local.

“Mas gravar um vídeo do treinamento e disponibilizá-lo para download não resolveria o meu problema?”

É importante ressaltar que o Webcast gera uma experiência completamente diferente da que temos ao assistir a um vídeo online. Ele permite que o espectador interaja com o conteúdo por meio da função chat e envie seus questionamentos e sugestões em tempo real. Já o apresentador pode medir a reação dos participantes da sessão através de enquetes, além de acessar relatórios de presença e informações sobre o perfil da audiência.

Também pode ser considerada uma ferramenta que fortalece os relacionamentos, já que os envolvidos sentem-se mais próximos à empresa por estarem participando de uma atividade que engloba tanto os funcionários da sede quanto os das filiais ou franquias.

Para acessar o treinamento remoto não há necessidade de instalação de softwares ou aplicativos – pode tranquilizar o time de TI! Através de um link na internet, os participantes acessam o servidor e assistem ao treinamento à distância de seus computadores pessoais, tablets ou até mesmo smartphones.

Após o término da transmissão ao vivo, todo conteúdo produzido não será perdido e poderá ser consultado a qualquer momento. O vídeo fica armazenado em uma biblioteca no servidor da plataforma, para acesso On Demand.

Recapitulando, optar pela modalidade de treinamento à distância através de webcast gera:

  • Redução dos custos com viagens;
  • Uso mais estratégico do tempo dos gestores;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhorias na comunicação e estreitamento dos relacionamentos.

A otimização de treinamentos só trará benefícios à empresa e seus colaboradores. Vale a pena considerar essa alternativa, não acha?