Atualmente, com o auxílio de áudio, vídeo e outros tipos de recursos como enquetes e chats, é possível fazer com que um enorme número de indivíduos receba a mensagem enviada, a qualquer hora ou lugar, conferindo qualidade, acessibilidad" />Atualmente, com o auxílio de áudio, vídeo e outros tipos de recursos como enquetes e chats, é possível fazer com que um enorme número de indivíduos receba a mensagem enviada, a qualquer hora ou lugar, conferindo qualidade, acessibilidad"/>
Núcleo de Relacionamento com o Cliente – NRC
(11) 3067-2820 ou 4003-1858
21 fev 2014

Uma evolução da comunicação tradicional

Atualmente, com o auxílio de áudio, vídeo e outros tipos de recursos como enquetes e chats, é possível fazer com que um enorme número de indivíduos receba a mensagem enviada, a qualquer hora ou lugar, conferindo qualidade, acessibilidade e reduzindo custos. Mas nem sempre foi assim…

Há algumas décadas, reuniões com um grande número de envolvidos podiam ser feitas apenas pessoalmente, seguindo um modelo exclusivo de proximidade geográfica. Com o advento dos aparelhos telefônicos com sistema viva-voz, esse conceito mudou um pouco, porém para que fosse eficaz, era preciso que algumas pessoas se reunissem numa mesma sala para interagir com outras que estivessem em um local distinto. As ligaçõesnão tinham boa qualidade, mas davam margem para um novo conceito: o da virtualização.

Na década de 1990, com a expansão da internet, o telefone deixou de ser o principal meio de comunicação interativo e surgiram outras possibilidades, como e-mails, mensagens e chats, que foram amplamente difundidos a partir do novo século. Tendo em mãos uma série de aplicações 2.0, foi criado, então, o conceito de Comunicações Unificadas e Colaboração, que visa juntar todas essas possibilidades de interação a fim de estreitar os relacionamentos entre os colaboradores de uma empresa mesmo que estes não estejam próximos.

Com a novidade das Comunicação Unificadas, no final da década 1990, Estados Unidos e Europa passaram a mudar seus métodos administrativos, contratando pessoas qualificadas em diferentes áreas do nundo sem levar em conta onde cada um dos funcionários se encontrava fisicamente. Nos anos seguintes, houve uma transformação completa no ambiente de trabalho e o home office foi apresentado (e aceito) como um conceito inovador.No Brasil, as Comunicações Unificadas também estão ganhando espaço. Como de costume, o País segue modelos de fora e a tendência é que este tipo de serviço esteja cada vez mais presente nas companhiasinstaladas aqui.

© 2016 Voitel – Soluções de Comunicação